quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Filme retrata Santa Rosa dos anos 40


Em 1946, os jornalistas José Amádio (repórter) e Ed Keffel (fotógrafo) da Revista O Globo de Porto Alegre - e com abrangência em todo o País - vieram a Santa Rosa.
Eles atenderam convite do então prefeito José Cezimbra Machado, que sugeriu mostrar o progresso da cidade, 16 anos após sua emancipação.
A intenção era apresentar um município em franco desenvolvimento e, desta forma, mudar a imagem de que Santa Rosa era uma “Terra de Bandidos”, como estava sendo conhecida naqueles tempos. A reportagem repercutiu positivamente.
E foi a partir deste material, que nasceu a idéia da produção do curta-metragem Desbravadores de Santa Rosa, que será lançado no dia 12 de agosto, dentro das programações dos 80 anos do município.
O filme é uma produção do jornalista e cineasta santa-rosense Anderson Farias, com apoio na pesquisa da historiadora Tereza Christensen, que é atualmente a diretora  de Cultura do município.
O projeto foi editado com a ajuda de 30 atores voluntários, entre eles, Vandré Ivan Assenheimer, Juca Fortes e Jairo Rodrigo Meinerz.
Com gravações em Santa Rosa e Santo Ângelo – feitas no mês de abril deste ano – e com apoio do Fundo Municipal de Cultura, que aplicou R$ 10 mil, a produção, que tem 25 minutos, foi desenvolvida em parceria entre as produtoras Plug, Casa Verde e Lanterna Mágica.
A equipe técnica contou com a participação do diretor de fotografia Alexandre Bragança, produção executiva e montagem de Pladinir Mallmann e trilha sonora do músico Claudio Joner.

O lançamento será na sexta-feira, dia 12, no SESC, a partir das 19h30min.

A Revista do Globo foi um periódico ilustrado brasileiro editado quinzenalmente pela Livraria do Globo em Porto Alegre, entre 1929 e 1967.
Sua criação aconteceu após sugestão de Getúlio Vargas, servindo ao longo da primeira década de existência como um de seus porta-vozes e como importante divulgador de cultura no Rio Grande do Sul e também no Brasil.
A revista trazia matérias sobre variedades locais, nacionais e internacionais, divididas nas seções O Globo em Revista, Vida Literária, Belas Artes, Vida Social, Cineglobo e um espaço para atualidades esportivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário