segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Sobre os homenageados

Ato nesta segunda-feira, dia 1º de agosto - na Praça da Independência - marcou a homenagem aos descendentes dos pioneiros desta terra. 
-Dr. João de Abreu Dahne.  Ele foi Chefe da Comissão de Terras  e Colonização ,  considerado  o Patrono de Santa  Rosa, pelo grande trabalho desenvolvido em prol da Colônia. Juntamente com outros líderes não poupou esforços  na luta pela emancipação política  do nosso município.


-Arthur Ambros. Engenheiro, administrador da Comissão de Terras, nomeado o primeiro Prefeito do novo município. Juntamente com o Dr. João Dahne, foi um dos líderes da campanha emancipacionista.

-Vergílio Lunardi.  Empresário de sucesso, sempre esteve a frente de todas as iniciativas que visavam o progresso e o bem estar da nossa comunidade. Devemos a ele a instalação da luz elétrica , o movimento pela criação do hospital de Caridade, o Frigorífico Prenda,  as Ferragens Lunardi, e outras grandes iniciativas. Participou   ativamente da campanha emancipacionista.

-Vicente Theodomiro Cardoso. Agrimensor da Comissão de Terras e Colonização, responsável pela abertura de estradas intermunicipais e do traçado urbano da cidade. Escritor, poeta, cientista, teatrólogo, professor, prestou relevantes serviços à Santa Rosa e a causa da sua emancipação política.

-Nicolau Luiz Joner. Imigrante suíço que chegou  com a família na Vila 14 de Julho   em 1917. Aqui, começou a vida trabalhando no ramo da hotelaria. Construiu o Hotel Joner, um grande prédio de madeira de dois andares, para atender aos que vinham comprar terras na colônia. Posteriormente, montou uma fábrica de móveis, juntamente com os filhos. Foi um ativo emancipacionista.

-Edmundo Pilz.  Considerado o precursor da educação  na Colônia Santa Rosa,   figura  singular,  esteve presente em todos movimentos ligados ao desenvolvimento  de Santa Rosa nos anos iniciais. Fundador  da Comunidade Evangélica São João, no ano de 1917. Foi um dos líderes da Campanha emancipacionista de Santa Rosa.

-Appolônio Zorzan um dos pioneiros da Colônia Santa Rosa . Estabeleceu-se com uma grande e sortida casa comercial. Foi participante ativo da vida econômica, social e política  de Santa Rosa.

- Ernesto Trommenschleger .  Professor e  inspetor de ensino,  reconhecido pela cultura e inteligência foi o fundador e presidente da União Colonial de Santa Rosa. Participou da campanha de Emancipação  Política de Santa Rosa.

-Albino Ritt. Primeiro professor paroquial da Vila 14 de Julho. A sua história de vida,  registra uma grande dedicação a religião , a família,  ao  trabalho e a educação. Em 1931 participou dos movimentos pró-emancipação política de Santa Rosa.

-Vicente Zoehler. Durante muitos anos este cidadão dedicado ao desenvolvimento de Santa Rosa foi dono do jornal A SERRA , leitura obrigatória para os santa-rosenses tomarem  conhecimento de todos os acontecimentos políticos  , sociais e econômicos  regionais  e nacionais.  Participou ativamente dos movimentos emancipatórios.

-Constantino Liberali. Um dos primeiros hoteleiros da vila  - 14 de Julho. O Hotel Liberali, localizado na Rua Caxias, era famoso pela qualidade dos serviços prestados aos seus hóspedes.Participante  ativo da vida  política e econômica   da Colônia Santa Rosa.

- Fernando Albino da Rosa. Poeta maior, chegou na Vila 14 de Julho em 1926 . Jornalista, editou o primeiro Jornal “O Sol da Serra”, foi militar, pertencente ao 27º Corpo Auxiliar ,  foi professor, teatrólogo , como  escritor ,  projetou o nome de Santa Rosa em âmbito nacional e para além das nossas fronteiras. Ex combatente revolucionário, participou dos movimentos  políticos e foi um ativo emancipacionista.

- Major Santos Oliveira. Fundador do Jornal “A SERRA” criado em 1929, cujo objetivo maior de lutar pela emancipação política de Santa Rosa. Escrivão do Cartório de Santa Rosa, participante ativo dos movimentos  revolucionários  da década de 20.

- José Scalco. Fundador da marcenaria “São José”, ativo empreendedor e  com longa experiência no ramo do comércio de móveis prestou inestimáveis serviços a comunidade, participando efetivamente  do desenvolvimento de Santa Rosa.

- Zeferino Soares. Professor da Escola Agrícola de Santa Rosa, chegou à sede 14 de Julho  no ano de 1921. Desenvolveu pesquisas quanto ao plantio da soja e foi participante ativo do desenvolvimento da agricultura em nossa região. Participou dos movimentos revolucionários e foi um entusiasta da nossa emancipação política.

- Moacir da Cunha Rösing. Jornalista, escritor, e  intelectual, chegou a Vila  14 de Julho  no inicio dos anos 20. Prestou relevantes serviços a comunidade e participou ativamente do movimento emancipatório, como editor do Jornal “A SERRA”. 

- Elias Queruz. Cidadão libanês chegou aqui logo após a  criação da Colônia Santa Rosa , no início dos anos 20.  Estabeleceu-se no comércio da vila 14 de Julho, e aqui permaneceu durante longos anos participando efetivamente da vida social, econômica e política da  colônia.

- Giuseppe Zenni, um dos pioneiros da Colônia Santa Rosa. Chegou aqui no início da década de 20 e participou ativamente do desenvolvimento da Vila 14 de Julho e do movimento emancipacionista. Juntamente com outros descendentes, organizou a bela festa em homenagem  ao cinqüentenário da imigração italiana para o Brasil quando foi inaugurada e estátua  de Cristovão Colombo.

- Emilio Leusin. Chegou no início da colonização de Santa Rosa. Era comerciante e mestre cervejeiro. Inaugurou a primeira fábrica de cerveja da região, a famosa cerveja “Barbante” . Aqui viveu durante longo tempo e constituiu uma grande família. Participou de todos os movimentos  em prol do desenvolvimento de Santa Rosa.

- Antonio Capellari. Que aqui viveu durante longos anos, participando da vida da vila 14 de Julho e foi um ativo     participante da  colônia italiana e do movimento emancipatório de Santa Rosa.

- Adão Kotlinski. Comerciante, ativo participante dos eventos sociais, artísticos (fazia parte do grupo de Teatro) além de prestar relevantes serviços na Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa.

- Reinardo Augusto Carlos Mundstock. Comerciante em Bello Centro, ( Tuparendi) líder na sua comunidade, participou da vida política, econômica, social e religiosa da Colônia Santa Rosa. Esteve sempre presente aos movimentos reivindicatórios, participando em todos os momentos  do processo emancipatório.

- Padre Luiz Kreutz,  pároco de Santa Rosa desde 1930, grande sacerdote, amigo de todos, e dono de virtudes espirituais. Celebrou a missa da emancipação, no dia 10 de agosto.  Seu trabalho e sua atuação foram sempre dedicados  para Santa Rosa.

Um comentário:

  1. Muito boa a matéria. mesmo longe daí sentimos orgulho de ser santarrosense.onde pode ser adquirido o vídeo?

    ResponderExcluir